O pecado de não ler o mundo

Em função da falta de leitura e, por consequência, vocabulário e informação, redações de vestibular trazem exemplos hilários que viram piada nas redes sociais. Às vezes, falta capacidade de concatenar as ideias, ou colocar em ordem o pensamento; outras ocasiões, falta, inclusive, o que dizer.


Então, expressar-se implica conteúdo, senso de observação sobre os fatos e disciplina do raciocínio. Escrever é pensar, instigar a leitura crítica do mundo.


Um bom exemplo são as redações da UOL Vestibular, com as devidas correções:

TEMA: Toque de recolher protege juventude e sociedade?

1) O Brasil vive hoje grande dificuldade para combater a violência, [e] cada dia mais crianças e jovens entram para o mundo do crime. No intuito de diminuir a criminalidade infantil[,] alguns estados estão adotando o Toque de recolhe [toque de recolher], que nada mais é [que] a proibição de menores em bares, lanchonete, lan house, bailes e etc [etc.], após certo horário estabelecido pelas autoridades. O lançamento deste [desse] projeto tem gerado muita polêmica, porém é de grande significância que os governantes busquem alternativas quanto aos menores que consome [consomem] drogas e pratica crime[praticam crimes] sem menhum juízo de valor ou interdição.

2) O toque de recolher pode[,] sim[,] ter uma grande ajuda na sociedade ao combate de violência e drogas,[;] com isso, o policiamento tem melhor controle mas porém não pode [se] fixar somente neste [nesse] ponto.E fica algumas perguntas: Onde tem curso gratuito em que ensinam como lidar com os filhos? Onde podemos denunciar [o quê?]?Temos que ter atitudes fortes e firmes para enfrentar essas dificuldades, mas[,] simplesmente[,] quando tentamos denunciar algo, a pessoa [qual pessoa?] tem que ter a prova de quem falou, com isso, não dá para ser anônimo.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags